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Revdo. Adriano Portela dos Santos
Desde 1991, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), realiza-se em diversas partes do mundo a Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, que vai de dia 25 de novembro a 10 de dezembro. Inicia-se em 25 de novembro, que é o Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a mulher, no qual, desde 1981, as feministas latino-americanas fazem memória da morte das irmãs Mirabal, ativistas políticas, assassinadas na ditadura dominicana de Rafael Leónidas Trujillo. Encerra-se em 10 de dezembro, que é o Dia dos Direitos Humanos, cuja Declaração Universal foi promulgada nessa mesma data em 1948, pela ONU.
No Brasil, a Campanha dos 16 dias de ativismo estendeu-se para 21 dias de ativismo, dado que aproveita-se o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), para ressaltar a face racista da violência cometida contra as mulheres em nosso país, uma vez que as mulheres negras, pelas estatísticas, estão mais expostas e são mais submetidas à violência que as demais mulheres brasileiras.
Toda a campanha é maravilhosa, mas estou aqui para falar de um dia específico da campanha, que é o dia 06 de dezembro, dia dedicado ao engajamento dos homens no combate à violência contra as mulheres. Em 06 de dezembro de 1989, Marc Lepine (25 anos) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal (Canadá), ordenou que os homens (cerca de 48) se retirasse, assassinou 14 mulheres com tiros à queima roupa, e depois se suicidou.
O texto em questão, “Mr. Hooker’s answer to the supplication that Mr. Travers made to the Council”, faz parte de uma série de textos conhecidos como “A disputa do Templo”. Ela não é uma Opus Magnum, nem possui o desenvolvimento significativo ou maduro do pensamento de Richard Hooker. Sua importância está no que Keble (1888, p. 11, tradução nossa) comenta:
Se as obras de Hooker fossem organizadas a partir de sua composição (um curso que é preferível a qualquer outro, pois ofereceria a visão completa do progresso da própria mente do autor e quaisquer modificações pelas quais suas opiniões teriam se sujeitado) os Sermões a respeito às controvérsias com Travers, 1585-1586, seriam naturalmente os primeiros. Pois essa controvérsia não apenas precedeu as Laws of Ecclesiastical Polity no tempo, mas atualmente deu a primeira ideia e impulso da grande obra.
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