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Na II Epístola de Policarpo aos Filipenses, ele expressa sua alegria pela fé e amor exemplares dos filipenses. Policarpo elogia os crentes por sua fidelidade e perseverança, e destaca o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo como a base da fé cristã. Ele enfatiza que a salvação é um dom da graça de Deus, e não por obras, e encoraja os filipenses a continuarem a se alegrar e a glorificar a Deus.
Atanásio foi um ministro fiel que tomou uma posição firme contra as heresias de Ário. Ele defendeu o ensino bíblico sobre a Trindade e sobre a encarnação de Cristo – que ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Atanásio não é o autor deste credo. Na sua forma atual o credo data do século VI.
A Didaqué, também conhecida como "A Instrução dos Doze Apóstolos", começa abordando os dois caminhos: o caminho da vida e o caminho da morte, destacando a grande diferença entre ambos. O caminho da vida é descrito como amar a Deus e ao próximo, abençoar e rezar pelos inimigos, e dar sem esperar retorno. O texto enfatiza a importância de não revidar ofensas, ser generoso e agir com justiça e compaixão, refletindo os ensinamentos de Jesus Cristo.
Na carta de Agostinho ao bispo Paulino, ele responde a perguntas sobre o valor de ser sepultado próximo à sepultura de um santo. A questão surgiu para confortar uma viúva que havia enterrado seu filho na capela de São Félix. Agostinho reconhece que o sentimento que leva pessoas fiéis a cuidarem de seus falecidos é importante e que a Igreja universal mantém o costume de orar pelos mortos. Ele pondera, no entanto, sobre a controvérsia com as palavras do Apóstolo Paulo, que afirmam que a retribuição vem de acordo com as ações realizadas em vida, e não após a morte.
Este trabalho de dissertação de mestrado analisa a gênese e consolidação do Ginásio Santa Margarida, uma instituição escolar anglicana em Pelotas, entre as décadas de 1930 e 1940. A pesquisa historiciza as intenções anglicanas de educação confessional e compreende o desenvolvimento do Ginásio como um espaço educativo e social que implementava um discurso teológico e cristão. Foca-se também na educação feminina anglicana, analisando como o cotidiano escolar moldava corpos e mentes e a relação entre discursos e práticas pedagógicas. Utiliza metodologia de análise documental, examinando jornais, panfletos, convites, atas de fundação e dos Concílios Anglicanos.
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