Na noite chuvosa do dia 11 de abril, quarenta pessoas de várias tradições religiosas (cristãs batistas, anglicanas, católicas romanas, luteranas e presbiterianas), budistas, candomblecistas, umbandistas, espíritas e sem religião, participaram do Colóquio sobre laicidade do estado e a importância de ações articuladas de promoção de respeito à diversidade religiosa. A mesa contou com a participação de especialistas sobre o tema (Sônia Mota, IPU e CESE; Reginaldo Silva, Aliança de Batistas do Brasil; Joanildo Burity, Diocese Anglicana do Recife; Romi Bencke, IECLB e CONIC; coordenada por Valdenice José Raimundo, batista e pró-reitora de pesquisa da UNICAP), que compartilharam seus saberes e suas experiências.
Em seguida vários relatos e proposições de parcerias e replicação de momentos como aquele para fortalecimento mútuo, por decorrência da constatação de que a atual conjuntura impõe o desafio do reconhecimento de que está em curso um projeto político de poder com base religiosa, exigindo de todas nós mais articulação e mais mobilização.
Consciência também de que a realidade brasileira é específica e que não basta importar o conceito e a vivência da laicidade de ouros países. Há que se inventar laicidades que reconheçam a diversidade e o pluralismo religioso, tendo como premissa fundamental o respeito e a promoção da vida, cada vez mais ameaçada por ações violentas, conhecidas como intolerância religiosa, que em verdade têm como base o racismo estrutural que macula a história do nosso País.
O colóquio foi uma iniciativa do Coletivo Vozes Maria e do Centro de Estudos Anglicanos, representados pela Pra. Helivete Ribeiro, da Igreja Batista de Bultrins, e pela Revda. Lilian Conceição da Silva, respectivamente.
Acompanhe as novidades, informações e os destaques do Centro de Estudos Anglicanos - CEA, pelo site e suas redes sociais:
- www.centroestudosanglicanos.com.br
- www.facebook.com/CentroEstudosAnglicanos
- instagram.com/centroestudosanglicanos