CEA 09JUL- DIGAMOS SIM À DIVERSIDADE RELIGIOSA!

Nos dias 19 e 20 de junho, o Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa – CNRDR esteve reunido em Brasília/DF, para renovar o diagnóstico da realidade de intolerâncias e desrespeitos, e para planejar ações de sensibilização, articulação e promoção de respeito à diversidade religiosa, em tempos de recrudescimentos de violações de direitos humanos fundamentais, com destaque ao direito humano de ter ou não religião.

O CNRDR é composto por ativistas da religião, pessoas estudiosas da religião e militantes de movimentos sociais de várias partes do Brasil. A composição assegura representatividade de todas as regiões do País, bem como o cuidado na equidade de gênero nessa composição.

As discussões e a partilha de experiências nos tem oportunizado fortalecer nossa luta, através de ações educativas de promoção do respeito à diversidade religiosa, em meio a um cenário onde nossa resistência na ocupação de espaços se torna também bandeira de fortalecimento das práticas de promoção do respeito.

O CNRDR está vinculado a Diretoria de Promoção e Educação em Direitos Humanos, da Secretaria Nacional de Cidadania, do Ministério dos Direitos Humanos do Governo Federal.

É de fundamental importância afirmar que o que se chama intolerância religiosa é, de fato, com toda a carga histórica e política que isso implica, racismo religioso. Por isso mesmo é necessário ocupar, resistir e respeitar.

Estando em ano eleitoral fica aqui a recomendação para que dediquemos especial atenção às plataformas políticas que reafirmam a laicidade do Estado e a garantia do respeito à diversidade religiosa, bem como o direito a não ter religião.

Como IEAB somos parte de uma Comunhão cujo ethos é ecumênico e que busca promover o respeito à diversidade religiosa.

Revda. Dra. Lilian Conceição da Silva