Todo ser humano é precioso aos olhos de Deus
Diálogos (indabas) sobre famílias e diversidade sexual
Porto Alegre/RS, 21-23 de novembro de 2014

Sob a temática geral de TODO SER HUMANO É PRECIOSO AOS OLHOS DE DEUS, e sob a coordenação do Centro de Estudos Anglicanos (CEA), delegados sinodais e representantes clericais e leigos da Área Sinodal I (Diocese Meridional, Diocese Anglicana de Pelotas, Diocese Sul-Ocidental) estiveram reunidos entre os dias 21-23 de novembro de 2014, na casa de retiro Vila Betânia, em Porto Alegre/RS, para continuar dialogando sobre famílias e diversidade sexual. Também estiveram presentes representantes da Diocese Anglicana de Uruguai, com a qual a Área I, particularmente a Diocese Meridional, mantém relações de parceria. Este seria o último dos encontros Indabas que foram realizados neste segundo semestre de 2014.

[+] Confira as fotos do encontro clicando aqui.

Estiveram presentes os bispos diocesanos das três dioceses e as respectivas delegações diocesanas. Também estiveram presentes, Dom Orlando Santos de Oliveira, bispo emérito e assessor dos Indabas e a Revda. Deã Marinez Bassoto, Custódia do Livro de Oração Comum (LOC) e membro da Comissão Nacional de Liturgia. E como acostumado nos Indabas, a metodologia incluiu vivências devocionais, leitura da Palavra, diálogos, e a mística do Labirinto. Na tarde da sexta feira, e na capela da casa de retiro Vila Betânia, o Bispo Primaz Dom Francisco de Assis, e bispo da Diocese Sul-Ocidental, presidiu a celebração eucarística de abertura.

O Indaba começou com uma dinâmica de apresentação onde os participantes falaram sobre suas expectativas para este encontro. A seguir, o teólogo luterano Dr. André Musskopf, professor de teologia sistemática na Escola Superior de Teologia (EST), São Leopoldo/RS, apresentou sua proposta na procura de caminhos de inclusão, seguida de uma primeira rodada de discussão em grupos. Em um segundo momento, Frei Gilmar Zampieri, da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, apresentou dificuldades e aspectos contraditórios da proposta inclusiva, seguida de uma segunda roda de discussão em grupos. Finalmente a Dra. Bianca Daebs fez uma abordagem contextual, desde a perspectiva de gênero, sobre famílias e sexualidades, apresentação que também foi seguida de uma terceira rodada de discussão em grupos. Todas as rodadas de discussão foram coordenadas pelos bispos diocesanos.  

No domingo, após a apresentação da sistematização dos resultados das discussões em grupos, foi celebrada, ao redor do Labirinto, a solene eucaristia de encerramento presidida por Dom Humberto Maiztegui, bispo da Diocese Meridional, e concelebrada por todos os bispos presentes.

Esta seria outra rica e proveitosa experiência de diálogo e desafios para a missão e testemunho da IEAB, e cujas conclusões serão sistematizadas e somadas às conclusões dos Indabas da Área II em Curitiba e da Área III em Brasília, conclusões que, como acostumado, serão partilhadas com bispos, dioceses e lideranças da IEAB como uma contribuição neste dialogar sobre famílias e diversidade sexual.

Trabalharam como facilitadores do processo o Revdo. Pedro Julio Triana Fernández, representando a Coordenação do CEA, e a Revda. Carmen Etel Alves Gomes, Coordenadora da Área I, contanto também com a assessoria do bispo emérito Dom Orlando Santos de Oliveira, assim como também da Revda. Deã Marinez Bassoto, que assessorou e colaborou nas liturgias e a espiritualidade do Labirinto.

Como foi expressado no encontro: “Combater a homofobia é parte da natureza da Igreja como defensora da dignidade de todas as pessoas”. Portanto, resta agora orar, como já expressado, para que nossa Comunhão Provincial e nossa Igreja redescubra cada dia sua unidade; para que Deus fortaleza nosso desejo pela verdadeira comunhão entre todas as pessoas, jovens e idosas, pobres e ricas, homens e mulheres, LGBTs, para que entre nós todas as pessoas sejam acolhidas, escutadas, respeitadas e amadas.