Confira o segundo texto do Projeto: Narrativas, referentes a catástrofe climática no RS.
Mara
Mara, uma jovem mãe divorciada, morava com seus três filhos, Henrique, de oito anos de idade, Lília de seis e Vanessa de 16 anos em Porto Alegre, perto do Estádio do Grêmio, no bairro de Humaitá, vizinha de Farrapos, um dos mais pobres de Porto Alegre, O bairro é cercado por rios, inclusive o Gravataí, várzeas e o lago Guaíba, que já foi profetizado como potencial para enchentes.
Em 1941 houve uma enchente histórica no bairro. A região foi procurada pela classe média por seus preços acessíveis de imóveis e proximidade do centro, mas tem todos os problemas causados pela superpopulação e ocupação desordenada.
Mara trabalhava em um restaurante e vivia numa casa modesta com seus parcos pertences.
Quando veio a enxurrada, tudo o que ela tinha foi levado, e todas as casas vizinhas, inundadas e destruídas. Se não fosse por um jovem que veio em seu socorro e a salvou, junto com os seus três filhos, a tragédia que teria sido bem maior: eles teriam enfrentado a morte certa. Mas aquele moço que lhes salvou a vida, anônimo, logo em seguida, desapareceu nas águas engrossando a lista dos desaparecidos, provando ter sido um verdadeiro anjo da guarda.
Mara e seus filhos foram levados para um abrigo, junto com outras pessoas, mas com sua família dilacerada (Vanessa, a filha mais velha, ficou em um outro abrigo) conseguindo se manter tranquila e agradecida a Deus, pois estava com seus filhinhos sãos e salvos, que são os seus verdadeiros tesouros.
Ela e sua família já voltou para casa e trabalha agora para reconstruir o seu lar. Essa é uma das milhares de histórias tristes dessa enchente que se abateu sobre o Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, que furiosamente protesta contra o descaso que temos com a criação de Deus!
.
- Gostou e deseja participar com textos relacionados com a Crise Climática ou sobre Justiça Ambiental? Então entre em contato pelo e-mail:
Aproveite para baixar (versão na íntegra em PDF) e compartilhar! 🙏🏽✝️🛐
[+] Acesse o link direto:
https://encurtador.com.br/BmMIt
.
.
.
#projetonarrativas #CriseClimatica #JusticaAmbiental
#colaborador #souieab #cursodeimersao #anglicanismo #centroestudosanglicanos
Aproveite e compartilhe! É de graça e ajuda na divulgação de nosso trabalho!