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José Barbosa Junior compartilha sua experiência ao tentar ouvir rádios evangélicas, destacando a predominância de músicas que pedem chuva ou falam de fogo. Ele observa que a igreja parece estar em um período de seca espiritual, refletido nas letras das canções. José critica a superficialidade e a repetição dos temas, mencionando músicas que falam de “fogo no diabo” e “derreter-se” como exemplos de exagero e falta de profundidade bíblica. Ele conclui que a qualidade do conteúdo das rádios evangélicas está aquém do esperado, tornando a experiência frustrante.
Vitor Westhelle analisa os quatro grandes traumas da modernidade: cosmológico, do sujeito, histórico e da legitimidade. Ele explora as consequências desses traumas e apresenta três respostas teóricas: a ação comunicativa de Jürgen Habermas, a relação saber/poder de Michel Foucault e a desconstrução de Jacques Derrida. O artigo investiga como essas propostas podem abrir novos horizontes para a teologia e a religião na pós-modernidade.
Leia mais: Traumas e Opções: Teologia e a Crise da Modernidade
Este credo proclama que Jesus Cristo acolhe todas as pessoas, incluindo aquelas que vivem com HIV/AIDS, sem discriminação. A igreja batiza, ensina e oferece apoio pastoral a todos, independentemente de sua sorologia, afirmando que viver com HIV/AIDS não é um castigo divino e não deve afastar ninguém da comunhão. A inclusão plena nos serviços religiosos e o acesso aos sacramentos são garantidos a todos.
Heinrich Emil Brunner, nascido em 1889 na Suíça, foi um influente teólogo que estudou em Zurique, Berlim e Nova York, obtendo seu doutorado em teologia em 1913. Professor em Zurique de 1926 até sua morte em 1966, também lecionou em Princeton e no Japão. Brunner dedicou-se à ação pastoral e missionária, escreveu extensivamente sobre questões morais e sociais, e refletiu sobre as relações entre teologia, filosofia, fé e ciência. Juntamente com Karl Barth, fundou a teologia dialética, que buscava corrigir os excessos racionalistas do protestantismo liberal, enfatizando a “alteridade” absoluta da Palavra de Deus. Suas obras, originalmente em alemão, foram amplamente traduzidas para o inglês, ampliando sua influência no mundo anglo-saxão.
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O texto “Lendo a Bíblia com novos olhos” de Pedro Julio Triana Fernández propõe uma abordagem contextual, comunitária e ecumênica para o estudo bíblico. Em vez de apresentar um novo método, sugere um processo dinâmico onde a união entre Bíblia e vida permite que a comunidade redescubra a presença de Deus em suas lutas atuais por uma igreja renovada e um mundo mais justo. A leitura ecumênica defendida interpreta a Bíblia em defesa da vida, promovendo uma visão que transcende confissões religiosas.