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Última atualização: 29 de setembro de 2024
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A Educação Cristã deve ser o elemento que norteia toda a ação da Igreja. Enquanto parte de uma comunidade cristã, tudo aquilo que fazemos, dizemos, escrevemos e publicamos precisa ser testemunho da nossa fé em Jesus Cristo.
A Educação Cristã é um processo permanente, contínuo e abrangente que envolve todas as pessoas que participam da vida da Igreja. Sendo assim, a Diocese Anglicana de Pelotas, desde a sua implantação, tem na Educação Cristã, uma das suas prioridades. Para tanto, a Diocese, a partir de uma iniciativa do Bispo Luiz Osório Pires Prado, na década de 90, tem colocado ao alcance de seu povo um material genuinamente anglicano: "O LIVRO DE ORAÇÃO COMUM COMO ROTEIRO PARA A EDUCAÇÃO CRISTÃ"! Foi um longo processo!
A Revista Inclusividade surgiu a partir da conflação dos periódicos e fascículos livres “Partilha Teológica” e “Reflexões”.
É uma revista de Teologia de divulgação e difusão do pensamento anglicano de cunho teológico.
Está em seu número 17, e pode ser adquirida através do site da Livraria e Editora Anglicana.
Conheça os demais números nesta categoria de periódicos, clique no título destacado para acessar o conteúdo, quando disponível.
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A Partilha Teológica, é um processo de diálogo e reflexão em que indivíduos ou grupos compartilham suas experiências, compreensões e sentimentos sobre temas teológicos. Este tipo de partilha é fundamental para o crescimento espiritual e comunitário, pois permite que os participantes aprofundem sua fé e compreendam melhor a ação de Deus em suas vidas e na comunidade.
No contexto anglicano, a partilha teológica ganha um toque especial, refletindo a tradição de abertura e inclusão característica desta denominação. A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil valoriza a diversidade de pensamentos e experiências, promovendo um ambiente onde todos são encorajados a contribuir com suas perspectivas únicas. Este processo é frequentemente guiado por princípios de respeito mútuo, escuta ativa e acolhimento fraterno.
Confira nossos artigos sobre os elementos da Partilha Teológica Anglicana. Aproveite para baixar e compartilhar! É de graça e você ajuda a divulgar o acervo do CEA.
As "Indabas" desempenham um papel crucial na tomada de decisões e no fortalecimento da comunidade religiosa. Estas reuniões representam a essência da democracia e do diálogo, permitindo que membros e líderes compartilhem ideias, discutam questões teológicas e administrativas, e busquem consenso sobre assuntos eclesiásticos. As Indabas promovem a unidade e a compreensão mútua, enriquecendo a vida espiritual da congregação e garantindo que as decisões sejam tomadas com base na participação e na sabedoria coletiva, em consonância com os princípios anglicanos de inclusão e respeito mútuo..
Confira nossos artigos sobre os elementos das Indabas Anglicana. Aproveite para baixar e compartilhar! É de graça e você ajuda a divulgar o acervo do CEA.
Informamos que já está disponível aqui no site do CEA, os "Documentos Indabas - 2014", para leitura online ou download.
A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil esteve reunida no ano de 2014 em três momentos para escutar e dialogar sobre “famílias e diversidade sexual”. O 1º foi realizado em Curitiba - PR nos dias 26 a 28 de setembro. O 2º em Brasília-DF nos dias 10 a 12 de outubro. Por fim, o 3º em Porto Alegre - RS nos 21 a 23 de novembro. Os três encontros com representações de leigos (as), clérigos (as) teve como propósito – além de escutar e dialogar – orar, meditar e discutir como processo de reflexão chamado de INDABA acerca desse tema tão importante e ao mesmo tempo desafiante para a Igreja.
Clique aqui para baixar (PDF).
Aproveite, baixe, compartilhe! É de graça e você ajuda a divulgar o acervo da IEAB e do CEA!
Revdo. Adriano Portela dos Santos
Desde 1991, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), realiza-se em diversas partes do mundo a Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, que vai de dia 25 de novembro a 10 de dezembro. Inicia-se em 25 de novembro, que é o Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a mulher, no qual, desde 1981, as feministas latino-americanas fazem memória da morte das irmãs Mirabal, ativistas políticas, assassinadas na ditadura dominicana de Rafael Leónidas Trujillo. Encerra-se em 10 de dezembro, que é o Dia dos Direitos Humanos, cuja Declaração Universal foi promulgada nessa mesma data em 1948, pela ONU.
No Brasil, a Campanha dos 16 dias de ativismo estendeu-se para 21 dias de ativismo, dado que aproveita-se o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), para ressaltar a face racista da violência cometida contra as mulheres em nosso país, uma vez que as mulheres negras, pelas estatísticas, estão mais expostas e são mais submetidas à violência que as demais mulheres brasileiras.
Toda a campanha é maravilhosa, mas estou aqui para falar de um dia específico da campanha, que é o dia 06 de dezembro, dia dedicado ao engajamento dos homens no combate à violência contra as mulheres. Em 06 de dezembro de 1989, Marc Lepine (25 anos) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal (Canadá), ordenou que os homens (cerca de 48) se retirasse, assassinou 14 mulheres com tiros à queima roupa, e depois se suicidou.
O texto em questão, “Mr. Hooker’s answer to the supplication that Mr. Travers made to the Council”, faz parte de uma série de textos conhecidos como “A disputa do Templo”. Ela não é uma Opus Magnum, nem possui o desenvolvimento significativo ou maduro do pensamento de Richard Hooker. Sua importância está no que Keble (1888, p. 11, tradução nossa) comenta:
Se as obras de Hooker fossem organizadas a partir de sua composição (um curso que é preferível a qualquer outro, pois ofereceria a visão completa do progresso da própria mente do autor e quaisquer modificações pelas quais suas opiniões teriam se sujeitado) os Sermões a respeito às controvérsias com Travers, 1585-1586, seriam naturalmente os primeiros. Pois essa controvérsia não apenas precedeu as Laws of Ecclesiastical Polity no tempo, mas atualmente deu a primeira ideia e impulso da grande obra.
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O mundo pastoral de hoje é complexo e desafiador, principalmente quando lidamos com uma pluralidade de "visões de mundo". Para nos ajudar a situar dentro desse diálogo plural, convidamos para discutirmos os fundamentos das ideias e teorias que sustentam nosso modo de ser e pensar com o Curso, Pensamento Latino-Americano.
OBJETIVO:
Recuperar em grande medida as categorias, as motivações e as exigências de se pensar a partir do contexto latino-americano.