“A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, e luz que ilumina o meu caminho” - (Sl 119,105)
Caros Irmãos e Irmãs, uma das maneiras de conhecermos a Bíblia é através da chamada Leitura Orante (do latim Lectio Divina). Essa prática teve sua origem no século quinto depois de Cristo. E, a través dos séculos, muitos cristãos seguiram, individualmente ou em grupo, este tipo de leitura da Bíblia para alimentar a sua fé, a sua esperança, o seu amor e seu compromisso com o Senhor.
A Leitura Orante poderia ser realizada da seguinte maneira:
1. 1er passo – fazer uma leitura atenta do texto, prestando atenção aos personagens ou sublinhando palavras ou frases que mais chamam a atenção.
2. 2do passo – meditar no texto, dialogar com o texto, para tentar entender o que Deus está falando para nós hoje.
3. 3ro passo – oração, porque até agora Deus falou para nós, e chegou a hora de você responder a Deus.
4. 4to passo – contemplação. E este último passo da leitura orante é um ponto de chegada e um novo começo. É o momento de começar a ver o mundo e a vida com os olhos de Deus. É o momento quando a luz da Palavra ilumina nossa mente e nosso coração para discernir a vontade de Deus nos acontecimentos de cada dia.
Então, antes de iniciar nossa caminhada pelas páginas da Bíblia, e sempre que começarmos uma nova unidade, vamos ter um momento de leitura, meditação, oração e contemplação. É o momento para invocar o Espírito de Deus para que nos fale através do estudo de sua Palavra. Porque o estudo e releitura da Bíblia, a celebração litúrgica, fé e compromisso social, fé e participação na vida comunitária, são termos que não se opõem, mas são atitudes que se complementam e integram.
Leitura do texto: Salmo 119,105-112 (seguindo o método da Leitura Orante)
1. Oremos: Bendito Senhor, que fizeste com que a tua Santa Palavra se escrevesse para nossa instrução; permite que a possamos de tal modo ouvir, ler, ponderar, aprender e assimilar interiormente, que, pela paciência e consolação das Santas Escrituras, mantenhamos inabalável a bem-aventurada esperança da vida eterna, que tu nos tens dado em nosso Salvador Jesus Cristo. Amém. (Coleta/Dia da Bíblia/LOC, p.111)
2. Agora convido vocês a refletir e meditar sobre o texto a seguir, para que, nesta caminhada, juntos e juntas possamos nos aproximar da Bíblia com novos olhos. Para que nossos olhos descubram novos sentidos. Para que nossos gestos possam construir ações cheia de vida e a favor da vida.
“A experiência de Deus se reflete no relacionamento humano. A Bíblia pode ajudar-nos a purificar nossa imagem de Deus e a humanizar nossa vida. Ao longo das suas páginas corre a expressão de uma dupla experiência. De um lado, uma experiência sempre renovada da vida, que leva as pessoas a descobrir e a criticar as imagens erradas de Deus. De outro lado, uma experiência sempre renovada de Deus, que leva as pessoas a descobrir e a criticar atitudes e leis religiosas repressivas contra a vida”.
Carlos Mesters e Francisco Orofino
Deixe seu Comentário:
{jcomments on}